quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sindrome Patelo Femural

  • O SPF é uma entidade que envolve um grupo patologias, de gravidade crescente, desde a dor patelofemural (entre a rótula e o fémur), a instabilidade entre estes dois ossos e os casos em que ocorrem luxações (deslocações totais da rótula sobre o fémur).
  • Tipicamente está presente em adolescentes/jovens do sexo feminino. A razão para isto acontecer é o facto de as mulheres apresentarem uma bacia em média mais larga que os homens, o que faz com que a força exercida pelos músculos da coxa sobre a rótula (vector de força), leve a uma “deslocação lateral“ deste osso. Conforme o grau de “deslocação”, os sintomas consistem em dor (“sinal do cinema” – a paciente sente dor/calor quando está muito tempo sentada, que alivia com a extensão da perna) , sensação de instabilidade ou mesmo luxação da rótula.
Tratamento:
Grande parte dos pacientes com SPF reagem bem à fisioterapia, com desenvolvimento de músculos específicos e aumento da flexibilidade. Contudo, nos casos renitentes à fisioterapia, o tratamento cirúrgico pode estar indicado, com diferentes técnicas de acordo com o grau de “desvio da rótula”




Sem comentários:

Enviar um comentário