O sistema foi desenvolvido a partir da experiência da Agencia de Qualidade na Saúde da Andaluzia que tem mais de uma década de iniciativas implementadas na área da segurança do doente.
Foi apresentado na reunião de 22 de Setembro de 2011, no âmbito da realização do estudo piloto, para testar as funcionalidades da aplicação informática que suporta o Sistema Nacional de Notificação de Incidentes e Eventos Adversos.
Depois de finalizada a adaptação para a realidade portuguesa, ao longo de 2011, o Sistema Nacional de Notificação de Incidentes e Eventos Adversos (SNNIEA) entrou em fase de teste com uma amostra de hospitais e agrupamentos de centros de saúde. Este estudo piloto, que decorreu no último trimestre de 2011 e início de 2012, serviu para testar a aplicabilidade do SNNIEA e corrigir eventuais disfuncionamentos.
A quase totalidade das limitações identificadas pelos profissionais foi corrigida ainda durante o piloto. Ficou também patente a necessidade de proceder a uma revisão da lei para garantir a proteção das pessoas que comunicam os eventos.
O objetivo do SNNIEA é disponibilizar o Sistema a todas as unidades de saúde, de todos os níveis de cuidados, setor público e privado, motivando os profissionais para a comunicação de incidentes de segurança do doente.
A adesão à notificação demonstra o compromisso com a segurança do doente, promovendo a criação de uma cultura de segurança nas unidades de saúde e apoiando os profissionais na prestação de cuidados mais seguros. Pretende-se, a médio e longo prazo, alargar a rede ao maior número de instituições possível, a integração numa rede multinacional para a notificação, partilhando as práticas e o conhecimento gerado por essa rede e criar uma cultura de segurança assente na partilha das melhores práticas internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário