Os Exames de ressonância magnética ganharam popularidade na última década, devido às suas imagens nítidas e sem radiação.
Em vez da radiação, são utilizadas ondas magnéticas, mas a força dessas mesmas ondas podem ser tanto quanto 50.000 vezes a gravidade da Terra. Posto isto, todos os objectos de metal dentro na periferia deste aparelho podem ser puxados com tanta força para ímãs da máquina que se tornam capaz es de causar ferimentos graves.
Incidentes como uma tesoura voadora e tanques de oxigénio que batem com tanta força, causando ferimentos fatais têm sido relatados ao longo do tempo.
São também bastante falados as desmagnetizações dos cartões de crédito, por exemplo, tornando-os completamente inúteis!
Na verdade, as pessoas com pacemaker e certas válvulas cardíacas artificiais não são autorizados a passar por exames de ressonância magnética.
No entanto, apesar das estratégias de redução de riscos e protocolos de segurança, tais incidentes desagradáveis continuam a acontecer.
Uma das principais razões é que muitos (incluindo trabalhadores da saúde) não sabem que os ímãs no scanner de ressonância magnética estão sempre a funcionar, mesmo que não haja nenhum paciente no interior.
Texto adaptado e imagens removidas de: http://fabiofdomingues.blogspot.com.br/2014/05/imagens-de-acidentes-com-ressonancia.html
Sem comentários:
Enviar um comentário