Este estudo demonstra a evidência de que não é necessária preparação intestinal em cirurgia electiva colo rectal.
Este estudo demonstra que não existe diferenças nas complicações pós operatórias ao nível de infecção, é um consumo de tempo, e com gastos elevados em preparações intestinais desnecessárias, causando acima de tudo um enorme desconforto no próprio utente.
Questão:
- Se numa cirurgia colo rectal electiva não é necessária preparação intestinal, será que nas outras todas também não é necessário, nomeadamente na cirurgia ortopédica ?
- Porque se continua a fazer, desde o utente intervencionado a uma mão, ao doente intervencionado a um dedo ?
Pode consultar este estudo na íntegra em:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21901518
Menu Navegaçao
▼
quarta-feira, 28 de maio de 2014
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Reabilitação: Ortóteses e Outras Ajudas Técnicas
Uma órtese (português brasileiro) ou ortótese (português europeu) , conforme definição ISO, é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica.1 Refere-se aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório ou não, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo.2 Exemplo: O aparelho dentário ortodôntico é uma órtese, pois corrige a deformidade da arcada dentária (orto=reto, correto), já a dentadura ou um implante dentário é uma prótese pois substitui o órgão ou sua função (substitui os dentes).
São exemplos de órteses: palmilha ortopédica, tutores, joelheiras, coletes e munhequeiras, entre outros.
Em Portugal estes dispositivos são prescritos por profissionais da área médica e são estudados, projetados e fabricados por ortoprotésicos.3
Diferenciam-se principalmente de uma prótese pelo fato de não substituir o órgão ou membro incapacitado.
Um importantíssimo documento com abordagem sobre ortóteses (tronco, membro superior e membro inferior) e outras ajudas técnicas.Muito útil para o mundo da reabilitação / ortopedia e traumatologia.
sábado, 24 de maio de 2014
Principais Microrganismos e seu método de erradicação hospitalar
Uma breve abordagem sobre os principais microrganismos hospitalares e as principais medidas da sua erradicação com sucesso.
Meet the Microbes. How to Erradicate Them by Eduardo Bernardino
sábado, 17 de maio de 2014
Acidentes comuns com Ressonância Magnética
Os Exames de ressonância magnética ganharam popularidade na última década, devido às suas imagens nítidas e sem radiação.
Em vez da radiação, são utilizadas ondas magnéticas, mas a força dessas mesmas ondas podem ser tanto quanto 50.000 vezes a gravidade da Terra. Posto isto, todos os objectos de metal dentro na periferia deste aparelho podem ser puxados com tanta força para ímãs da máquina que se tornam capaz es de causar ferimentos graves.
Incidentes como uma tesoura voadora e tanques de oxigénio que batem com tanta força, causando ferimentos fatais têm sido relatados ao longo do tempo.
São também bastante falados as desmagnetizações dos cartões de crédito, por exemplo, tornando-os completamente inúteis!
Na verdade, as pessoas com pacemaker e certas válvulas cardíacas artificiais não são autorizados a passar por exames de ressonância magnética.
No entanto, apesar das estratégias de redução de riscos e protocolos de segurança, tais incidentes desagradáveis continuam a acontecer.
Uma das principais razões é que muitos (incluindo trabalhadores da saúde) não sabem que os ímãs no scanner de ressonância magnética estão sempre a funcionar, mesmo que não haja nenhum paciente no interior.
Texto adaptado e imagens removidas de: http://fabiofdomingues.blogspot.com.br/2014/05/imagens-de-acidentes-com-ressonancia.html
sexta-feira, 16 de maio de 2014
segunda-feira, 12 de maio de 2014
A Cadeira de Transferências do Futuro
Aqui está uma cadeira para transferências de curta duração bastante inovadora! Deverá ser utilizada mais em contexto hospitalar, em espaços amplos, mas poderá ser utilizada em qualquer lugar. Muito útil para higienes, transferências e levantes! Mais prática que a cadeira de rodas, pelo seu design ultra moderno, permite ao prestador de cuidados uma ergonómica muito mais saudável e não cair em maus posicionamentos. Confortável também para o utente, esta parece uma "ferramenta" correcta a utilizar num futuro próximo em contexto hospitalar.
Pode consultar mais em: http://www.yankodesign.com/2010/09/14/wheelchair-only-for-transfers/
sábado, 3 de maio de 2014
Higienização das Mãos
E porque dia 05 Maio é o dia Mundial da Higienização das Mãos, aqui fica um video muito elucidativo sobre o assunto
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Impressão 3D de cartilagem articular - um sonho tornado em realidade ?
A técnica ainda se encontra em desenvolvimento, mas a ideia é criar um catéter que permita imprimir em 3D, na própria cirurgia, cartilagem feita a partir de células estaminais do próprio doente, juntamente com factores de crescimento... aparentemente uma óptima alternativa da artroplastia (seja ela da anca, joelho, ombro, ou outra qualquer).
Tudo aponta para uma técnica revolucionária que virá a dar um passo muito importante no combate à osteoartrite.
Podem consultar a notícia na íntegra em: